segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Não é tão bom quanto o Caçador de Pipas. É melhor!


Quando li O caçador de Pipas, definitivamente, me encantei. Então, achei que A Cidade do Sol (A thousand Splendid Suns), do mesmo autor, Khaled Hosseini, poderia me trazer algumas emoções à mais. E trouxe. O livro é de uma literatura peculiar, descritiva, porém não chata e que me transportou para Herat e Cabul em viagens longas e curiosas.

Acredito que muitos autores, no lugar de Hosseini, esperariam mais um pouco para lançar outro livro. Desde que lançou O caçador de Pipas, em 2003, o autor e médico afegão, naturalizado americano, se tornou um best-seller mundial, tendo sua obra em versão cinematográfica. Porém, Hosseini não pensou duas vezes e mais difícil que arriscar um segundo livro, ele usou, novamente, o Afeganistão como cenário.

O país, castigado pelas divergências políticas, não poderia deixar de provocar dor, revolta e lágrimas naqueles cujos corações são tão moles quanto o meu. Isso porque o que o autor retrata em A Cidade do Sol não é fruto de sua imaginação, infelizmente. Execução de pessoas, discriminação contra as mulheres que vivem enclausuradas em suas burcas e humilhações são apenas alguns dos ingredientes que fazem do livro um verdadeiro aprendizado sobre a cultura de um país marcado pela violência.

O texto de Khaled Hosseini, na verdade, conta a história de duas mulheres, Mariam e Laila, que apesar de serem tão diferentes, se cruzam no meio do caminho e passam a ter vidas tão iguais. As duas representam a vida de milhares de afegãs que têm seus sonhos vetados, impedidos, mas que, ainda sim, continuam lutando para ter uma vida mais digna. O amor e a amizade são alguns dos focos principais do livro, assim como a busca pela felicidade permeada pela presença constante da esperança. A cada página uma surpresa.

O título A thousand splendid suns se refere a Cabul e a um poema "Mil sóis esplêndidos" lido por um personagem. "Não se podem contas as luas que brilham em seus telhados, nem os mil sóis esplêndidos que se escondem por trás de seus muros".

Com final mais emocionante ainda, A Cidade do Sol deixa um gostinho de quero mais no leitor.

368 páginas
R$ 39,90
Editora Nova Fronteira

2 comentários:

Fernando Julião disse...

Crítica tão boa quanto o livro. Este livro nos faz sentir um mix de emoções indescritíveis.
Aguardo o terceiro livro com muita ansiedade.

Estereograve disse...

Cara, tem realmente muita gente falando do Caçador de Pipas. Agora tá rolando até um filme.
2 dias atrás eu tava na casa da minha namorada e o livro tava lá de bobeira. Comecei a ler e não consegui mais parar... até ela me chamar pra sair. O que foi muito frustrante. Vou ver se compro esses 2 livros... Muito boa a dica