quarta-feira, 11 de junho de 2008

Uma vida inventada


Literatura e vida particular se entrelaçam em “Uma vida inventada: memórias trocadas e outras histórias”, de Maitê Proença, lançado pela editora Agir. Com um senso de humor e muita ironia, a atriz arrisca nas palavras a sua própria história contada em primeira e terceira pessoa. Depois de “Entre ossos e a escrita”, uma coletânea de crônicas que Maitê escreveu na revista Época, seu segundo livro chama mais atenção, talvez por se tratar de uma história real e os fatos narrados parecerem, em suma, ‘coisa de novela’.

Em 224 páginas, a escritora narra os trágicos acontecimentos de sua vida, como episódios dignos das obras de Nelson Rodrigues. O assassinato de sua mãe, cujo mentor foi seu próprio pai e o suicídio do mesmo. Suas peripécias pelo mundo são descritas como verdadeiras aventuras de uma jovem que teve sua vida, de fato, inventada.

Se o problema em ler o livro é por ele ter sido escrito por uma atriz, melhor deixar o preconceito de lado. Numa mistura de ficção com autobiografia, Maitê se mostra muito mais nas páginas de “Uma vida inventada” do que quando posou nua para a Playboy, em 1987, depois do sucesso da novela Dona Beija, exibida pela Rede Manchete. Inteligente e irônica, ela alterna capítulos em primeira pessoa com a história de uma menina – ela mesma – contada em terceira pessoa.

A trama, que reúne todos os apetrechos para entristecer, na verdade, comove o leitor e, diga-se de passagem, promove um respeito por alguém que mostrou ser mais que uma bela mulher. Amores, drogas, viagens. Muitos são os ingredientes na vida de Maitê que ela usa e abusa ao contar, porém, não choca, provoca curiosidade.

Não conhecia muito sobre a vida pessoal da atriz. Vi um monólogo seu, as novelas em que atuou, li algumas crônicas na revista Época e sei que apresenta o programa Saia Justa, na GNT. Entretanto, valeu a leitura sobre alguém que teve muito o que contar, e melhor que isso, histórias para Nelson Rodrigues nenhum colocar defeitos.


Uma vida inventada: memórias trocadas e outras histórias
Agir Editora
R$ 29,90
224 págs.
Autor: Maitê Proença

1 comentários:

Newton disse...

Quando você me falou do livro na última aula Nayra, fiquei curioso de ler. Ela é uma puta desfarçada, e por isto achop que deve ser muito legal! haha!!! E ai gostaram da última aula? Po Nayra voc~e tava atacada hein?
Hahaha!!!!