quinta-feira, 4 de setembro de 2008

A arte de contar uma história

Documentário aproxima moradores da história da cidade

Determinante no desenvolvimento da cidade, e atualmente extinta, a estrada de ferro de Teresópolis e suas memórias serviram de inspiração para o documentário Reminiscências – Estrada de Ferro de Therezopolis. Com a intenção de resgatar, preservar e apresentar essas histórias as novas gerações, a professora de literatura Regina Carmela e o fotógrafo publicitário Leo Bittencourt aceitaram o desafio proposto pelo SESC da cidade. Produzir um documentário em tempo recorde para comemorar o centenário da inauguração da ferrovia, desativada desde 1957.

A importância da ferrovia para o município foi outro fator determinante para a dupla aceitar o projeto. “A história da estrada de ferro se confunde com a história da cidade, foi por causa dela que Teresópolis nasceu”, afirma o publicitário. O resultado foi uma coletânea de depoimentos emocionados e documentos antigos reunidos de forma delicada com linguagem simples e acessível.

Conduzido pela memória oral dos entrevistados o média metragem, segue os caminhos dos trilhos. “Nossa história sai do porto de Piedade, com o início da construção da ferrovia e através de relatos de ex-funcionários e passageiros trazem o trem até a cidade”, explica Carmela.

A procura por esses relatos levou a dupla a anunciar a busca em uma rádio local. “Choveram ligações, foi incrível”, conta Regina. As conversar por telefone também foram aproveitadas no documentário. Entre as entrevistas histórias como a de Dona Daria, que aos 101 anos relembra a época em que foi caseira na estação da Várzea, e do maquinista Pedro de Jesus de 96 anos.

Através dos relatos, o espectador pode acompanhar as histórias da estrada de ferro. Como a dedicação de José Augusto Vieira, empresário que iniciou a construção da linha, e foi à falência logo depois. Os treze anos de construção e a inauguração em 19 de Setembro de 1908. Conhecer os passageiros anônimos e ilustres, e mesmo os acidentes, como o deslizamento de terra que atingiu um trem de passageiros em 1952. Até sua total desativação em 1957, e os tempos atuais quando restam poucos vestígios que a cidade abrigou uma ferrovia.

O documentário também traz relatos de moradores de municípios vizinhos, por onde a ferrovia passava, documentos e fotos da Biblioteca Nacional e de arquivos de colaboradores. Além de imagens feitas no Museu do Trem, localizado na cidade do Rio de Janeiro, onde está exposto o carro de passageiros que transportou o rei Alberto da Bélgica até Teresópolis, em 1920. Em Tiradentes, MG, os documentaristas puderam filmar uma “maria-fumaça” semelhante à locomotiva a vapor que fazia o caminho até Teresópolis.

A pesquisa e produção duraram apenas três meses. Entre os colaboradores estão colecionadores, apreciadores e escritores. Além do pesquisador da UFRJ Wanderley Perez, que está escrevendo um livro com mesmo tema.

Reminiscências – Estrada de Ferro de Therezopolis é o terceiro trabalho de uma série de uma série de documentários que buscam resgatar a memória cultural e histórica de Teresópolis. As outras obras também produzidas por Regina Carmela e Leo Bittencourt, também são iniciativas do SESC e tiveram apoio de empresas locais.

Cidade dos Festivais, fala sobre os primeiros festivais de cinema do Brasil realizados em Teresópolis. Lançado em 2005, conta com a participação de Walter Lima Jr, Jece Valadão, Fernanda Montenegro, Emiliano Queirós, Joana Fomm, entre outros.

Reminiscências – dos anos 20 aos 50, de 2007 reúne histórias sobre a era progressista da cidade. Abrangendo seu cenário político e a inauguração da rodovia que liga Teresópolis ao Rio de Janeiro, que mais tarde tornou a estrada de ferro obsoleta.

Os três filmes são exibidos em colégios e no SESC Teresópolis. Os DVDs podem ser adquiridos em diversos pontos da cidade, ou com os próprios documentaristas. E vários trechos podem ser conferidos no canal da SetProduções no site YouTube. Os teresopolitanos ainda podem conhecer mais sobre a história da ferrovia em uma exposição no Centro Turístico da cidade.

O interesse do publico local corresponde aos esforços dos documentaristas. A estréia de Reminiscências – Estrada de Ferro de Therezopolis reuniu cerca de 400 convidados, sucesso que se repetiu no segundo dia de exibição quando, 300 pessoas enfrentaram chuva em um domingo para assistir ao documentário. Segundo os documentaristas o sucesso da série se deve a vontade da população de conhecer sua história, e da identificação com os personagens e a cidade.

1 comentários:

Newton disse...

Podiam fazer uma exposição dessas aqui no Rio! Ou trazer esta aqui para o Rio! O povo precisa de cultura ao invés de ficar sendo patriota ou carioca só na hora de eleição, pannamerdaricano, copa do mundo, etc.
Seria uma boa e é claro se não fosse algo que só circulasse na zona sul ou Barra e se fosse um preço realmente bom de se pagar (no máximo R$20,00)!